SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Vitimização e Psicopatia em Autores de Violência Sexual contra Crianças e AdolescentesInventário Abrangente de Prosperidade: Evidências de Propriedades Psicométricas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça; BRAGA, Carolina Magro de Santana  e  DOS SANTOS, Manoel Antônio. Consumo de Drogas, Rede e Apoio Social entre Pacientes Psiquiátricos Ambulatoriais. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 132-141. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.03.

O consumo de drogas é elevado entre pessoas com quadros psicopatológicos e pode acarretar diversos prejuízos que se sobrepõem à morbidade psiquiátrica. A rede e o apoio social podem estar associados ao prognóstico desses indivíduos. O objetivo deste estudo foi identificar o uso problemático de drogas em indivíduos em tratamento psiquiátrico e verificar a associação entre o consumo e medidas de rede e do apoio social. A amostra foi composta por 178 participantes. Foram utilizados os instrumentos: Formulário de informações sociodemográficas e clínicas, ASSIST, MOS-SSS e Inventário sobre a Rede Social. Obteve-se que 41,6% dos participantes faziam uso problemático de drogas, sendo álcool, tabaco e maconha as mais utilizadas. Ter sido alvo de discriminação, não residir com parceiro fixo e não ser praticante de religião foram associados ao consumo problemático de drogas. Destaca-se a importância da avaliação de fatores ambientais na co-ocorrência do uso problemático de drogas e quadros clínicos psiquiátricos.

Palavras-chave : psicopatologia; drogas; apoio social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License