SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Inventário Abrangente de Prosperidade: Evidências de Propriedades Psicométricas no BrasilViolência Doméstica e Autocontrole com Consequências Aversivas Atrasadas e Prováveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FARIA, Margareth Regina Gomes Veríssimo de; ZANINI, Daniela Sacramento  e  PASIAN, Sonia Regina. Apoio Social Como Fator de Proteção para Vitimizações e Desempenho Escolar. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 152-158. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.05.

Este estudo com 426 adolescentes de ensino fundamental I de escolas públicas de Goiânia teve como objetivo avaliar a relação entre apoio social e vitimizações, desempenho escolar e reprovação. Os resultados demonstraram correlações negativas entre sofrer vitimizações e o desempenho em diferentes disciplinas e apoio social e vitimizações. Os meninos apresentaram menor apoio social e mais reprovações que as meninas. Apoio social mostrou-se como fator de proteção para vitimizações e para desempenho escolar. Os resultados apontam para maior vulnerabilidade dos alunos do sexo masculino, pois são os que mais reprovam e possuem menos apoio social percebido.

Palavras-chave : adolescentes; rendimento escolar; família; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License