SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Apoio Social Como Fator de Proteção para Vitimizações e Desempenho EscolarViolência, Funções Executivas e Rendimento Acadêmico em Estudantes Universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

COELHO, Cristiano  e  SILVA, Renata Limongi França Coelho. Violência Doméstica e Autocontrole com Consequências Aversivas Atrasadas e Prováveis. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 159-169. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.06.

Visando avaliar a relação entre histórico de violência doméstica e autocontrole, 53 homens e 82 mulheres realizaram escolhas em contextos hipotéticos de violência doméstica e de perda de dinheiro, em um programa de computador. No contexto de violência, escolheram entre prisão, para os homens, imediata por um ou seis meses, e prisão após um ano ou com 50% de chance. Com dinheiro, escolheram entre perder R$100,00 imediatamente e perdas com 50% de chance ou após um ano. O tempo de prisão e a perda de dinheiro atrasados/prováveis eram aumentados para avaliar equivalência com as prisões e perdas imediatas. Mulheres e homens sem histórico indicaram menores tempos de prisão atrasados que os homens com histórico. Com dinheiro, os homens com histórico preferiram perdas atrasadas maiores que as mulheres, mas o contrário com probabilidade. Esses dados são compatíveis com maior evitação de consequências imediatas aversivas pelos homens com histórico, um indicativo de maior nível de impulsividade.

Palavras-chave : violência doméstica; desconto intertemporal; impulsividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License