SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Uma Avaliação da Criança como Sujeito Assujeitado no Processo Judicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GRUBITS, Sonia  e  OLIVEIRA, Evelyn de. Rabiscos e Emoções: Nova Perspectiva sobre o Desenvolvimento do Desenho. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 213-221. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.12.

O desenho é uma forma de expressão que vai muito além do lápis e papel. Muitos artefatos e materiais foram utilizados pelo homem ao longo do tempo para registrar sua história. Por meio de pesquisa bibliográfica, objetivou-se, com o presente trabalho, apresentar uma nova teoria sobre o desenho infantil, denominada como Perspectiva Dinâmica e Estética. Essa perspectiva divide o desenvolvimento do grafismo infantil em estágios, como as teorias clássicas, mas se diferencia delas quando propõe que a expressão de estados emocionais, por meio do rabisco da criança, já é possível por volta dos dois-três anos de idade, na fase chamada rabisco expressivo. O rabisco é mais que a consequência do gesto, não é motivado somente pelo prazer motor e parece ser capaz de expressar estados emocionais. A Perspectiva Dinâmica e Estética integra funcionalmente aspectos biológicos, psicológicos e sociais na descrição de um processo fluído na evolução do desenho.

Palavras-chave : Desenvolvimento humano; Infância; Psicologia; Grafismo; Desenho infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License