SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Social Skills Scale for difficult situations in Clinical Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

FLEITH, Denise de Souza; GOMES, Cristiano M. Assis; MARINHO-ARAUJO, Claisy M.  and  ALMEIDA, Leandro S.. Expectativas de Sucesso Profissional de Ingressantes na Educação Superior: Estudo Comparativo. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp. 223-231. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.17412.01.

Este estudo teve como objetivo investigar as expectativas de sucesso profissional de estudantes ingressantes na educação superior, considerando gênero, modalidade de ingresso na universidade (sistema universal ou de cotas) e tipo de estudante (trabalhador ou não). Participaram do estudo 6.913 estudantes de uma universidade pública federal brasileira. Utilizou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior que avalia sete fatores: Formação Acadêmica de Qualidade, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com a Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Para este estudo foram considerados os dados relativos ao fator Perspectiva de Sucesso Profissional. Os resultados revelam uma maior expectativa de sucesso profissional para mulheres e estudantes não trabalhadores e podem subsidiar instituições de ensino superior a criarem estratégias e serviços que contribuam para o futuro profissional dos estudantes considerando os distintos perfis discentes.

Keywords : aspiração profissional; instituição de ensino superior; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License