SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Escala de habilidades sociales para situaciones complejas en Psicología Clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FLEITH, Denise de Souza; GOMES, Cristiano M. Assis; MARINHO-ARAUJO, Claisy M.  y  ALMEIDA, Leandro S.. Expectativas de Sucesso Profissional de Ingressantes na Educação Superior: Estudo Comparativo. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp. 223-231. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.17412.01.

Este estudo teve como objetivo investigar as expectativas de sucesso profissional de estudantes ingressantes na educação superior, considerando gênero, modalidade de ingresso na universidade (sistema universal ou de cotas) e tipo de estudante (trabalhador ou não). Participaram do estudo 6.913 estudantes de uma universidade pública federal brasileira. Utilizou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior que avalia sete fatores: Formação Acadêmica de Qualidade, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com a Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Para este estudo foram considerados os dados relativos ao fator Perspectiva de Sucesso Profissional. Os resultados revelam uma maior expectativa de sucesso profissional para mulheres e estudantes não trabalhadores e podem subsidiar instituições de ensino superior a criarem estratégias e serviços que contribuam para o futuro profissional dos estudantes considerando os distintos perfis discentes.

Palabras clave : aspiração profissional; instituição de ensino superior; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License