SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Traumas Infantis e as Relações Interpessoais e com o Bebê no PuerpérioFunções Executivas: Correlação entre Dois Inventários e Desempenho Acadêmico em Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARDOSO, Nicolas de Oliveira; VIEIRA, Breno Sanvicente; MACHADO, Wagner de Lara  e  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Adaptação Transcultural da The Stigma Scale para o Português Brasileiro: Estudo Piloto. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp. 254-267. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.17467.04.

O estigma da doença mental (EDM) é apontado como um agravante dos quadros de transtorno mental, sendo recomendada pelo ministério da saúde a realização de pesquisas que auxiliem na identificação e intervenção a esse fenômeno. Este estudo teve como objetivo realizar a adaptação transcultural da The Stigma Scale, para o português brasileiro e verificar seus parâmetros psicométricos preliminares. O método deste estudo foi estruturado em cinco etapas: 1) obtenção da permissão para adaptação; 2) tradução do instrumento; 3) síntese e avaliação por especialistas; 4) retrotradução e avaliação por especialistas; 5) estudo piloto. A versão brasileira da The Stigma Scale foi aplicada em 23 pacientes psiquiátricos. O instrumento apresentou boas evidências de validade de conteúdo (k = 0,81) e consistência interna (α = 0,87). Os participantes do estudo piloto não reportaram dificuldades relacionadas à compreensão dos itens. Os autores originais da The Stigma Scale aprovaram a versão brasileira do instrumento.

Palavras-chave : tradução; validação; estigma da doença mental; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License