SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Adaptación Transcultural de la Escala de Estigma para el portugués brasileño: estudio pilotoCompromiso laboral: características psicométricas e invarianza temporal del UWES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FLOR, Cristiane Marx; CAMPOS, Ana Paula Soares de; MAIA, Suzete Araujo Aguas  y  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Funções Executivas: Correlação entre Dois Inventários e Desempenho Acadêmico em Matemática. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp. 268-276. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.15546.05.

Diante da importância das funções executivas para o desempenho escolar, investigou-se a associação entre notas na disciplina de matemática e desempenho em funções executivas, conforme relato de pais e professores de alunos do 5o ano, nos instrumentos BRIEF e IFERA-I. Participaram do estudo pais/responsáveis e professores de 47 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, de uma escola particular do estado de São Paulo. Houve correlação significativa entre notas na disciplina de matemática e avaliações de pais e professores no BRIEF e IFERA-I, sendo que o BRIEF apresentou maiores correlações que o IFERA-I. Respostas dos professores apresentaram correlações mais altas com desempenho matemático do que as dos pais em todas as escalas, exceto na organização de materiais do BRIEF, e os pais relataram mais dificuldades do que os professores. Os resultados corroboram a associação entre funções executivas e matemática, bem como a importância de múltiplos informantes na avaliação infantil.

Palabras clave : funções executivas; BRIEF; IFERA-I; matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License