SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Funciones Ejecutivas: Correlación entre dos inventarios y rendimiento académico en MatemáticasDesarrollo y Evaluación Psicométrica Preliminar del Inventario Dimensional Clínico de Personalidad - Escala del Trastorno Esquizoide de la Personalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PORTO-MARTIN, Paulo Cesar; MACHADO, Pedro Guilherme Basso  y  VIACAVA, Juan José Camou. Engajamento no Trabalho: Características Psicométricas e Invariância Temporal do UWES. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp. 277-288. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.15631.06.

O objetivo do presente artigo é avaliar a estabilidade temporal do UWES, instrumento de avaliação do engajamento no trabalho, construto caracterizado por elevado vigor, dedicação e absorção no trabalho. A amostra foi composta por 423 trabalhadores de teleatendimento e utilizou-se a metodologia de teste/reteste mediante intervalo de tempo de um mês, com emprego de análises descritivas e de confiabilidade. Como resultado, o instrumento manteve qualidade psicométrica adequada (alfa de Cronbach > 0,8; CFI > 0,95; RMSEA < 0,07) além de bons resultados que atestam a sua invariância de medida entre as coletas longitudinais (configural, métrica e escalar), dados alinhados com o manual do instrumento. Com relação à estabilidade temporal, houve acréscimo dos valores do alfa de Cronbach e correlações significativas e positivas. Sugere-se que os resultados obtidos denotam adequada qualidade psicométrica com estabilidade temporal, contudo ressalta-se a necessidade de novos estudos, em especial pela aplicação ter ocorrido em apenas uma categoria profissional, empresa e região.

Palabras clave : engajamento no trabalho; UWES; invariância temporal; estabilidade temporal; psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License