SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Engajamento no Trabalho: Características Psicométricas e Invariância Temporal do UWESEstrutura fatorial do senso de coerência e sua relação com o apego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; SALVADOR, Ana Paula  e  GONCALVES, André Pereira. Desenvolvimento e Avaliação Psicométrica Preliminar do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - Escala Transtorno da Personalidade Esquizoide. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp. 289-297. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.16758.07.

Um novo framework dimensional foi proposto, o Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP). O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão específica do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2), com foco na avaliação do transtorno da personalidade esquizoide (TPE) de acordo com o HiTOP. No estágio 1, foi desenvolvido um novo fator, buscando cobrir todos os traços do TPE apresentados no HiTOP. Compuseram o IDCP-SZPD seis fatores (um novo e cinco do IDCP-2). No estágio 2, 434 adultos da população geral, com idade entre 18 e 67 anos (M = 31.6; DP = 9,7), completaram fatores de três medidas de autorrelato: IDCP-SZPD, PID-5 e FFaVA. Os fatores do IDCP-SZPD e o escore total apresentaram alta precisão. Correlações e comparações via bootstrap two-sample t teste corroboraram as expectativas. Embora evidências favoráveis tenham sido observadas para o uso do IDCP-SZPD, na avaliação de traços do TPE, estudos futuros devem verificar a replicabilidade dos achados em amostras de pacientes com TPE.

Palavras-chave : transtornos da personalidade; diagnóstico; avaliação da personalidade; cluster A; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License