SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Escala de Satisfação Laboral Geral: Qualidades Psicométricas da Versão Adaptada ao PortuguêsEscala de Perfil Criativo: Construção de Instrumento e Estudos Psicométricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SOARES, Ana; PAIS-RIBEIRO, José L.  e  SILVA, Isabel. Adaptação Portuguesa da Escala de Thriving na Adolescência. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.4, pp. 371-381. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1904.17222.03.

No âmbito da perspectiva do Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes, a investigação centra-se no que define não apenas o desenvolvimento normal ou adequado, mas um desenvolvimento ótimo, ou Thriving. O conceito engloba indicadores de Thriving que representam a interação relacional dinâmica e bidirecional do adolescente e contextos desenvolvimentais ao longo do tempo, estado e processo de desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo a adaptação à população Portuguesa de Escala de Thriving na Adolescência. Foi avaliada uma amostra de conveniência constituída por 503 estudantes, com idades compreendidas entre os 13 e 19 anos (M = 15,92; DP = 1,17), maioritariamente do género feminino (63%). Originalmente desenvolvida na perspetiva do modelo formativo, a Escala de Thriving inclui sete itens. A exploração das propriedades psicométricas, com recurso a análise com rede nomológica, mostra uma escala multidimensional com propriedades métricas adequadas. Sugere-se a utilidade deste instrumento para a compreensão de um desenvolvimento bem-sucedido na adolescência.

Palavras-chave : thriving; perspetiva do desenvolvimento positivo dos adolescentes; estudo de adaptação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License