SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Creative Profile Scale: Test construction and psychometrics studiesPalographic test: Challenges for training in psychological evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

VAUTERO, Jaisso; POZOBON, Luciane  and  SILVA, Ana Daniela. Questionário de Permanência Acadêmica: Adaptação Cultural e Evidências de Validade. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.4, pp. 390-399. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1904.17873.05.

O presente estudo focou a questão da permanência universidade, e apresenta dois objetivos principais, o primeiro, de ordem psicométrica, é voltado para adaptação e busca de evidências de validade de um instrumento destinado a avaliação da permanência nas universidades, o Questionário de Permanência Acadêmica (QPA). O segundo objetivo apresenta uma aplicação do instrumento ao verificar se os serviços destinados a aumentar as condições de permanência na universidade estudada poderiam ter algum efeito sobre os escores obtidos no instrumento. Análises fatoriais confirmatórias e testes de confiabilidade indicam boas características psicométricas do instrumento. A estrutura de seis dimensões proposta no estudo original foi confirmada. Quanto aos serviços de apoio à permanência oferecido aos estudantes, os resultados indicam que a percepção de obstáculos no acesso a esses serviços e a utilização do apoio psicossocial e pedagógico foram associadas a baixos resultados no QPA. Tendo em vista que as universidades podem diferir em relação aos serviços com foco na permanência que ofertam, indica-se a aplicação do QPA em diferentes universidades.

Keywords : estudantes universitários; evasão; validade fatorial; assistência estudantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License