SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Versión Infantil y Juvenil del Inventario de Percepción de Apoyo Familiar (IPSF-IJ)Análisis factorial confirmatorio de la versión reducida de la escala de impulsividad Barratt para adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SOUZA, Lauren Heineck de; DAMASCENO, Elisa Steinhorst; FERRONATTO, Felipe Gonçalves  y  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Adaptação Brasileira do Questionário de Esquemas de Young - Versão Breve (YSQ-S3). Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.4, pp. 451-460. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1904.17377.11.

Este estudo tem como objetivo descrever o processo de adaptação semântica do Questionário de Esquemas de Young - versão breve (YSQ-S3) para o português brasileiro e apresentar dados preliminares da consistência interna do instrumento. Trata-se de um estudo instrumental que seguiu os passos de tradução, síntese, avaliação por experts, avaliação pelo público-alvo, retrotradução e estudo piloto. Inclui uma etapa de estudo de evidências preliminares, na qual foram aplicados o YSQ-S3 e uma ficha de dados sociodemográficos com 200 participantes para análise da consistência interna utilizando alfa de Cronbach. Os resultados indicam que o instrumento apresenta boa adequação semântica para uso no Brasil. A consistência interna total foi classificada como excelente. Destaca-se a importância do seguimento de estudos de evidências de validade.

Palabras clave : questionário de esquemas de Young; terapia do esquema; adaptação; psicometria; confiabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License