SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Uma Medida de Satisfação com o Relacionamento AmorosoTeste Informatizado e Dinâmico de Escrita: Evidências de Validade Baseadas na TRI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DIAS, Janaina Gaia Ribeiro; DE SANTANA, Alanny Nunes; SILVA, Jessica Barbosa da  e  LAUTERT, Síntria Labres. Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em Matemática: Análise de Publicações Científicas (2013-2019). Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 23-32. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.18768.03.

O presente estudo consiste na revisão de pesquisas que avaliam o desempenho e a compreensão da matemática, por meio de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos, publicadas entre 2013-2019 nos bancos de dados SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A busca detectou 174 artigos, sendo descartados os que não disponibilizavam o texto completo, estavam repetidos em mais de uma base e também artigos teóricos. Foram analisados 44 artigos, distribuídos em 26 periódicos, sendo 18 deles em inglês e oito em português. Os resultados revelam que a maioria dos estudos foi realizada no exterior, com predominância das investigações nos EUA, existindo um maior número de pesquisas com crianças, tanto no Brasil quanto no exterior. Nas publicações em inglês, os subtestes Aritmética (WISC-III) e Cálculo (WJ-III) foram os mais frequentes; enquanto que, nas publicações em português, os mais utilizados foram os subtestes Aritmética do TDE e do WISC-III. Apesar dos avanços na elaboração de instrumentos para avaliar o desempenho e a compreensão matemática, permanece a necessidade da construção e validação de instrumentos que contemplem outras áreas do conhecimento matemático. Entretanto, ficar restrito apenas à avaliação de conhecimentos específicos, podelimitar o diagnóstico sobre dificuldade e/ou precocidade, o que requer considerar outros aspectos, como atenção concentrada e memória visuoespacial.

Palavras-chave : avaliação psicológica; avaliação neuropsicológica; revisão sistemática; conhecimento matemático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License