SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Psychological assessment of children with suspected ASD: Interactive profile of the evaluatorsAdditional Validity Evidence for the Job Satisfaction Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

PEIXOTO, Evandro Morais. Exercício Físico: Compreendendo as Razões para Prática e seus Desfechos Psicológicos Positivos. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 52-60. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.18940.06.

Pesquisas têm evidenciado contribuições do exercício físico na promoção de saúde mental e favorecimento de emoções positivas. Esta pesquisa propõe a avaliação das propriedades psicométricas do Inventário de Razão para o Exercício (REI). Uma amostra de 206 praticantes (idade = 27,31 ±8,01, 50% mulheres), respondeu aos instrumentos. Por meio da análise fatorial confirmatória, comparou-se os índices de ajustamento de modelos de medidas empregados para o REI na literatura, foram estimados indicadores de precisão e correlação com estado de mindfulness durante o exercício físico. Os resultados indicaram melhores índices de ajustamento para o modelo composto por sete fatores (razões para a prática): controle de peso, condicionamento, humor, atratividade, saúde, tônus e divertimento, todos com bons indicadores de precisão. Verificou-se associação positiva moderada entre indicadores de mindfulness com as razões intrínsecas, humor e divertimento. Conclui-se que a versão brasileira do REI é uma medida adequada das razões para o exercício, correspondente à versão original.

Keywords : psicologia do esporte; psicologia positiva; motivação; saúde mental; validade do teste.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License