SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1La evaluación psicológica de niños con sospecha de TEA: Perfil interactivo de los evaluadoresEvidencias Adicionales de Validez de la Escala de Satisfacción Laboral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PEIXOTO, Evandro Morais. Exercício Físico: Compreendendo as Razões para Prática e seus Desfechos Psicológicos Positivos. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 52-60. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.18940.06.

Pesquisas têm evidenciado contribuições do exercício físico na promoção de saúde mental e favorecimento de emoções positivas. Esta pesquisa propõe a avaliação das propriedades psicométricas do Inventário de Razão para o Exercício (REI). Uma amostra de 206 praticantes (idade = 27,31 ±8,01, 50% mulheres), respondeu aos instrumentos. Por meio da análise fatorial confirmatória, comparou-se os índices de ajustamento de modelos de medidas empregados para o REI na literatura, foram estimados indicadores de precisão e correlação com estado de mindfulness durante o exercício físico. Os resultados indicaram melhores índices de ajustamento para o modelo composto por sete fatores (razões para a prática): controle de peso, condicionamento, humor, atratividade, saúde, tônus e divertimento, todos com bons indicadores de precisão. Verificou-se associação positiva moderada entre indicadores de mindfulness com as razões intrínsecas, humor e divertimento. Conclui-se que a versão brasileira do REI é uma medida adequada das razões para o exercício, correspondente à versão original.

Palabras clave : psicologia do esporte; psicologia positiva; motivação; saúde mental; validade do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License