SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Exercício Físico: Compreendendo as Razões para Prática e seus Desfechos Psicológicos PositivosInstrumentos de Vigilância e Rastreio do Desenvolvimento Infantil e Tecnologia Móvel: Revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARVALHO, Luara; GOLINO, Hudson  e  MOURAO, Luciana. Evidências Adicionais de Validade da Escala de Satisfação no Trabalho. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 61-70. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.17426.07.

Este estudo objetivou identificar as propriedades da escala de satisfação no trabalho mais utilizada em amostras brasileiras em termos de sua estrutura, invariância da medida e validade convergente. Participaram da pesquisa 733 trabalhadores (46% mulheres) do setor industrial e terciário de dois estados brasileiros. Além do modelo original de cinco fatores correlacionados, foram comparados três modelos estruturais alternativos (cinco fatores não correlacionados, hierárquico e bifatorial). Os resultados apontam que a estrutura bifatorial com cinco variáveis latentes de primeiro nível mais uma variável geral também de primeiro nível é um modelo estrutural robusto para avaliar a satisfação de trabalhadores brasileiros e foi invariante para todos os grupos testados, tendo a possibilidade de aplicação em amostras com diversidade em termos de tempo de trabalho, grau de escolaridade e sexo. A medida também apresentou correlação positiva de moderada a elevada com outras duas variáveis do comportamento organizacional, confirmando a validade convergente.

Palavras-chave : satisfação no trabalho; validade estatística; modelo bifatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License