SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Additional Validity Evidence for the Job Satisfaction ScaleAging and Affectiveness According to the Pfister Test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

PEREIRA, Flavia Monteiro; CHARCHAT-FICHMAN, Helenice  and  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Instrumentos de Vigilância e Rastreio do Desenvolvimento Infantil e Tecnologia Móvel: Revisão. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 71-79. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.18897.08.

Este estudo é uma revisão de literatura desenvolvida para investigar o uso de instrumentos de vigilância e rastreio para atraso do desenvolvimento infantil por meio de tecnologia móvel. Além disso, objetivou-se caracterizar as metodologias utilizadas, amostras de participantes, se clínicas ou não, contexto de pesquisa, bem como a finalidade do uso instrumento. Foi realizada a busca de artigos, por três juízes, nas bases de dados indexadas na BVS, PUBMED/MEDLINE e APA PsyNET. Utilizaram-se as recomendações do PRISMA para essa revisão. A partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados cinco artigos. As duas modalidades de instrumentos: vigilância e rastreio, apresentaram-se em três categorias de estudo: 1) descritivo 2) viabilidade/usabilidade 3) validade. Conclui-se que mais estudos sejam necessários, especialmente para avaliar o impacto e eficácia do uso de instrumentos de vigilância e rastreio para atraso no desenvolvimento infantil em formato de tecnologia móvel.

Keywords : desenvolvimento infantil; rastreio; vigilância; m-Health.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License