SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Evidências Adicionais de Validade da Escala de Satisfação no TrabalhoEnvelhecimento e Afetividade a partir do Teste de Pfister índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PEREIRA, Flavia Monteiro; CHARCHAT-FICHMAN, Helenice  e  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Instrumentos de Vigilância e Rastreio do Desenvolvimento Infantil e Tecnologia Móvel: Revisão. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 71-79. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.18897.08.

Este estudo é uma revisão de literatura desenvolvida para investigar o uso de instrumentos de vigilância e rastreio para atraso do desenvolvimento infantil por meio de tecnologia móvel. Além disso, objetivou-se caracterizar as metodologias utilizadas, amostras de participantes, se clínicas ou não, contexto de pesquisa, bem como a finalidade do uso instrumento. Foi realizada a busca de artigos, por três juízes, nas bases de dados indexadas na BVS, PUBMED/MEDLINE e APA PsyNET. Utilizaram-se as recomendações do PRISMA para essa revisão. A partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados cinco artigos. As duas modalidades de instrumentos: vigilância e rastreio, apresentaram-se em três categorias de estudo: 1) descritivo 2) viabilidade/usabilidade 3) validade. Conclui-se que mais estudos sejam necessários, especialmente para avaliar o impacto e eficácia do uso de instrumentos de vigilância e rastreio para atraso no desenvolvimento infantil em formato de tecnologia móvel.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; rastreio; vigilância; m-Health.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License