SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Assessment Battery for Social Cognition in Forensic Psychology: Adaptation and ValidationPsychopathy and Sex Offences against Children and Adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ELAGE, Glauce Karine Conti de Freitas  and  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Desenvolvimento e Propriedades Psicométricas do Teste Informatizado de Avaliação das Funções Executivas. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 100-110. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.17491.11.

Funções executivas (FE) são habilidades que permitem o autocontrole comportamental e cognitivo e estão relacionadas a diversos desfechos ao longo da vida. O uso de testes informatizados para avaliar as FE pode facilitar a precisão dos registros, a padronização e a análise dos dados. Este estudo objetivou desenvolver um instrumento informatizado para avaliar FE em crianças de 4 a 10 anos e analisar características psicométricas. Foram conduzidas cinco etapas: 1) Definição teórica e metodológica; 2) Construção dos itens; 3) Estudo piloto; 4) Análise de juízes; e 5) Estudos psicométricos de validade e fidedignidade. As tarefas informatizadas mostraram-se adequadas para o público-alvo, conforme avaliação dos juízes. As diferentes tarefas de memória de trabalho, inibição e flexibilidade cognitiva apresentaram correlações significativas entre si e a maioria das medidas no teste-reteste evidenciou estabilidade na mensuração. Portanto, os resultados sugerem viabilidade para uso do instrumento no contexto brasileiro.

Keywords : funcionamento executivo; infância; avaliação informatizada; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License