SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Desenvolvimento e Propriedades Psicométricas do Teste Informatizado de Avaliação das Funções Executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

TEIXEIRA, Julia Nunes de Souza; RESENDE, Ana Cristina  e  PERISSINOTTO, Rodrigo. Psicopatia e Autores de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.1, pp. 111-121. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2001.17724.12.

O objetivo do presente estudo foi avaliar diferenças no perfil criminal de autores de violência sexual contra crianças e adolescentes (AVS) considerados psicopatas e não psicopatas. Participaram 30 reeducandos cumprindo pena em regime fechado, que foram divididos em dois grupos: G1, composto pelos AVS considerados psicopatas (PCL-R ≥ 30); e G2, composto pelos AVS considerados não psicopatas (PCL-R < 30). Para a coleta de dados, foi utilizado o Psychopathy Checklist - Revised (PCL-R), e as análises foram feitas por meio de estatísticas descritiva e comparativa. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os grupos com relação ao tempo de pena, à quantidade de fuga e rebelião, assim como o número de processos e de vítimas, mostrando que os AVS psicopatas são mais indisciplinados e têm mais chances de reincidir criminalmente do que os não psicopatas, e que, comumente, costumam vitimizar mais pessoas e cometer uma maior variedade de crimes do que os não psicopatas.

Palavras-chave : personalidade antissocial; violência sexual; psicologia criminal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License