SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Construction and evidence of validity of the Multidimensional Empathy Scale for ChildrenSchizophrenia simulation in the Rorschach Test (R-PAS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ALVES, Marta Raquel Paiva de Farias; NEGREIROS, Bárbara Teixeira Campo de; AZEVEDO, Ana Teresa Leiros de  and  ALCHIERI, João Carlos. Práticas Avaliativas Realizadas por Psicólogos Hospitalares: Um Estudo Descritivo. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.2, pp. 163-170. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2002.18576.04.

As práticas avaliativas estão na gama de possibilidades de atuação do psicólogo no Hospital. Buscou-se investigar o manejo dos processos avaliativos por psicólogos hospitalares inseridos em hospitais não psiquiátricos, quanto aos tipos, origens, características e necessidades solicitadas, identificando a conduta destes frente às demandas. Foi conduzido estudo observacional descritivo, de corte transversal, com levantamento de dados multimétodos por meio de entrevista estruturada com 14 psicólogos hospitalares de Natal/RN. Entre os resultados, observou-se que 87,7% consideram avaliação descritiva como mais frequente, 78,6% percebem que estas acontecem tanto por solicitação da equipe quanto por identificação da necessidade pelo próprio psicólogo e verificou-se um predomínio do uso de técnicas qualitativas como avaliação. Concluiu-se que o ambiente hospitalar oferece desafios para um amplo uso das técnicas existentes que, juntamente com a escassez de material e recursos humanos, tem-se uma conjuntura desfavorável para o uso destas no Hospital.

Keywords : avaliação psicológica; psicólogo hospitalar; hospital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License