SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Simulação de Esquizofrenia no Teste de Rorschach (R-PAS)Adaptação Transcultural de Instrumentos Avaliativos em Cuidados Paliativos: Revisão Integrativa da Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SANTOS, Zeimara de Almeida; SOARES, Adriana Benevides  e  MOURAO, Luciana. Análise Confirmatória e de Invariância do Inventário de Habilidades Sociais para Situações Terapêuticas Difíceispara o Contexto Clínico. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.2, pp. 182-190. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2002.19830.06.

Este estudo teve como objetivo realizar a análise fatorial exploratória e confirmatória do Inventário de Habilidades Sociais para Situações Terapêuticas Difíceis em uma amostra de profissionais de Psicologia, bem como avaliar a invariância da medida para profissionais de diferentes abordagens terapêuticas. Participaram 212 terapeutas (85% mulheres). A análise fatorial confirmatória aponta para uma estrutura unifatorial como sendo a mais confiável para os dados, com 12 itens que compreendem um conjunto de comportamentos de quebra de regras por parte do paciente. A análise de invariância multigroupo confirmou que o inventário alcançou invariância configural, métrica, escalar e residual para a escala de frequência das habilidades sociais, considerando para os dois grupos de abordagem diferentes: Terapia Cognitivo Comportamental e outras abordagens. Sendo assim, o Inventário de Habilidades Sociais para Situações Terapêuticas Difíceis apresentou propriedades psicométricas que possibilitam o uso da medida para identificação das situações consideradas difíceis entre profissionais.

Palavras-chave : habilidades sociais; estudantes; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License