SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Adaptação Transcultural de Instrumentos Avaliativos em Cuidados Paliativos: Revisão Integrativa da LiteraturaRorschach e Residência Médica: Estudo Prospectivo com Residentes de Ortopedia e Traumatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

RODRIGUES, Camila Cruz  e  LUNA, Marianne Silva de. O Impacto do Ensino Público e Privado na Memória de Crianças . Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.2, pp. 201-208. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2002.20409.08.

Esse estudo teve como objetivo comparar o desempenho de memória operacional e memória episódica em estudantes do ensino público e privado. A amostra foi composta por 79 crianças, com idades entre 9 e 12 anos, divididos por gênero, idade e tipo de escola. A avaliação foi realizada individualmente por meio da CMS e Raven. Para a análise dos dados, foi utilizado o teste t de Student, com nível de significância adotado de 5%. Os resultados evidenciam melhor desempenho das crianças de escola pública nas tarefas de inteligência e memória visual, enquanto os estudantes de escola particular apresentaram melhor desempenho em memória verbal e visual, corroborando com estudos que apontam diferenças em tarefas cognitivas para crianças de níveis socioeconômicos diferentes. Esses resultados fomentam a importância de mais pesquisas na área, para compreensão e melhorias no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes brasileiros.

Palavras-chave : memória; nível socioeconômico; avaliação neuropsicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License