SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Análise Multigrupo por Sexo e Confiabilidade do Emotional Regulation Questionnaire (ERQ) em Jovens EquatorianosEstudo de Evidências de Validade Discriminante para o Desenho da Família Cinética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ROSA SOBRINHO, Gisele Maria; HERNANDEZ, José Augusto Evangelho  e  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Evidências de Validade do Questionário de Empatia Conjugal. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.2, pp. 229-240. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2002.18053.11.

Estudos abordando a empatia indicaram que as suas facetas cognitivas e emocionais podem ser benéficas aos relacionamentos conjugais mantendo e aumentando a satisfação dos cônjuges. Contribuindo com essa linha de pesquisa, o atual estudo verificou as propriedades psicométricas do Questionário de Empatia Conjugal. Participaram 412 indivíduos adultos, homens e mulheres, membros de 206 díades que estavam em relação conjugal no Rio de Janeiro/Brasil. Os dados submetidos à análise fatorial confirmatória apresentaram um bom ajuste geral ao modelo modificado e invariância de medida entre homens e mulheres e entre os níveis de escolaridade dos participantes. O instrumento apresentou adequada correlação com o Interpersonal Reactivity Index for Couples, evidenciando validade convergente. O instrumento modificado revelou aceitáveis condições psicométricas que estimulam a continuidade das pesquisas com ele.

Palavras-chave : empatia; empatia conjugal; relação conjugal; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License