SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Evidencias de Validez del Cuestionario de Empatía en Relaciones de ParejaEstudio de Correlaciones entre Indicadores Cognitivos de la Test de Pfister y el Zulliger-SC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

KLUMPP, Carolina Ferreira Barros; VILAR, Manuela; PEREIRA, Marcelino  y  ANDRADE, Márcia Siqueira de. Estudo de Evidências de Validade Discriminante para o Desenho da Família Cinética. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.2, pp. 241-252. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2002.19439.12.

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar evidências de validade discriminante para o Desenho da Família Cinética. Pretendeu também analisar a influência de variáveis sociodemográficas, bem como a frequência e capacidade de discriminação de cada item de análise dessa técnica projetiva. Participaram 112 crianças de 9 a 12 anos pertencentes a dois grupos critério, sendo 80 da amostra normativa e 32 da amostra clínica (com problemas de aprendizagem). Os instrumentos utilizados foram o Desenho da Família Cinética, sua folha de correção e as Matrizes Progressivas e Coloridas de Raven. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais com o auxílio do software SPSS. Os principais resultados mostraram que a variável sociodemográfica Idade gerou efeito nos resultados obtidos; houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos-critério, corroborando para as evidências de validade discriminante; e apenas 38,46% dos itens de análise obtiveram diferença estatisticamente significativa entre os grupos critério.

Palabras clave : técnica autoexpressiva; parâmetros psicométricos; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License