SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Satisfaction With Family Life Scale: Adaptação e Evidências de Validade e PrecisãoEvidências de Validade dos Indicadores Emocionais no Desenho da Figura Humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis; GOLINO, Hudson Fernandes  e  PERES, Alexandre José de Souza. Evidências Desfavoráveis ao Postulado de Cargas Fatoriais Simples do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.3, pp. 308-320. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.15777.05.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possui um modelo de medida restrito, caracterizado pelo postulado de que os itens marcadores de cada domínio se vinculam exclusivamente ao seus domínios-alvo. Estudos pregressos sugerem, por meio de evidências indiretas, que esse modelo não seria válido. No entanto, esse postulado ainda não foi diretamente avaliado. Neste estudo, investiga-se esse pressuposto por meio de análises fatoriais dos itens do ENEM de 2011. Dois modelos foram testados. O primeiro, chamado de estrutura simples de Thurstone, representa o modelo de medida do ENEM. O segundo, de cargas cruzadas, refuta esse modelo. O modelo das cargas cruzadas foi o único que apresentou bom ajuste aos dados de acordo com todos os índices empregados. As evidências encontradas são desfavoráveis ao postulado de cargas fatoriais simples do modelo de medida do ENEM, indicando problemas de validade e na qualidade dos escores produzidos.

Palavras-chave : Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); validade fatorial; análise fatorial confirmatória; modelagem por equações estruturais exploratórias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License