SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Teacher Professional Autonomy Scale: adaptation and psychometric propertiesPublications on personality disorders in Brazilian journals: a narrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

HALLBERG, Sílvia Cristina Marceliano  and  BANDEIRA, Denise Ruschel. Para Além do QI: Avaliação do Comportamento Adaptativo na Deficiência Intelectual. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.3, pp. 361-368. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.19733.10.

A Deficiência Intelectual (DI) é caracterizada por limitações de inteligência e comportamento adaptativo, que se originam no período desenvolvimental. O comportamento adaptativo (CA) representa o conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas que são aprendidas e executadas por pessoas em suas atividades diárias. Este estudo teórico objetiva discutir a importância do exame do CA na avaliação psicológica de pessoas com DI. É abordado o papel desse exame no diagnóstico, na classificação de gravidade e no planejamento de intervenções e são fornecidas orientações sobre procedimentos e ferramentas de avaliação do CA. As considerações finais situam o conhecimento sobre o CA como uma ferramenta indispensável ao psicólogo que trabalha com a avaliação psicológica da DI e aponta a necessidade de pesquisas de adaptação ou construção de medidas de CA validadas para o Brasil.

Keywords : deficiência intelectual; comportamento adaptativo; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License