SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Publicações sobre Transtornos da Personalidade em Revistas Brasileiras: Uma Revisão NarrativaPor Que Regulamentar o Uso e Acesso aos Testes Psicológicos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BORGES, Livia de Oliveira et al. Questionário de Condições de Trabalho para Servidores Universitários. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.3, pp. 379-389. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.19463.12.

Adotamos o conceito de condições de trabalho abrangendo aspectos do conteúdo e do entorno do trabalho. Entretanto, havia a demanda de explorar as suas especificidades para servidores de universidades federais, visando uma melhor aproximação da realidade e, simultaneamente, explorar sua variabilidade histórica como esperado teoricamente. A pesquisa, então, almejou desenvolver uma versão do Questionário das Condições de Trabalho (QCT) para os servidores da UFMG e aperfeiçoá-lo. Modificamos o QCT adaptando itens e introduzindo outros; exploramos as estruturas fatoriais e avaliamos seu aperfeiçoamento psicométrico. Aplicamos questionários estruturados em 1.060 participantes. Por meio de análise fatorial exploratória, encontramos uma estrutura empírica com fatores de segunda e primeira ordem. Os de segunda ordem divergem das categorias teóricas aplicadas em pesquisas anteriores. Esses fatores e os primários (p. ex., Processo Burocrático e Participação) refletiram a percepção dos servidores acerca da realidade vivencial. A nova versão do QCT pode ser útil em diagnósticos ocupacionais.

Palavras-chave : Condições de Trabalho; Servidor Público; Universidades; Análises Fatoriais; validade de construto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License