SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Estudio Psicométrico del Cuestionario de Evaluación de la Conciencia MetatextualPerfiles de Estrategias de Aprendizaje y Autoeficacia Académica en Estudiantes de Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ROSA, Helena Rinaldi; MIGLIORINI, Walter José Martins; SILVA, Marlene Alves da  y  MANHANI, Giulia Burgos. O Desenho da Figura Humana com História (DFH-H) e Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 410-416. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.22000.02.

As dificuldades de aprendizagem (DA) representam um desafio para as áreas da educação, social e da saúde. O objetivo é avaliar a aplicabilidade do Desenho da Figura Humana com História (DFH-H) na compreensão de crianças com DA. Foram avaliadas, individualmente, 20 crianças da terceira série do Ensino Fundamental público de São Paulo/SP, identificadas pela coordenação da escola como sofrendo algum tipo de DA. Os desenhos foram avaliados segundo os indicadores emocionais (IE) e maturacionais (IM) propostos por Koppitz e também pelo método de livre inspeção do material projetivo, gráfico e narrativo. A média dos IM foi menor, e a dos IE foi superior ao resultado esperado para a idade. A correlação entre os indicadores foi inversa e significante, ainda que moderada. O DFH-H contribuiu para uma compreensão singular das crianças com DA e possibilitou levantar hipóteses sobre os motivos de suas dificuldades, esclarecendo os dados fornecidos pelos IM e IE.

Palabras clave : avaliação psicológica; dificuldade de aprendizagem; desenho da figura humana; Koppitz; DFH-H.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License