SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4O Desenho da Figura Humana com História (DFH-H) e Crianças com Dificuldades de AprendizagemSobrecarga e Satisfação com Curso: há Efeito Indireto de Fatores Emocionais dos Universitários? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

OLIVEIRA, Camila Rosa de; MORET-TATAY, Carmen  e  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Perfil de Estratégias de Aprendizagem e Autoeficácia Acadêmica em Estudantes do Ensino Fundamental. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 417-425. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.22011.03.

O estudo investigou a associação entre estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em alunos do ensino fundamental, identificar perfis de acordo com essas variáveis e compará-los quanto à ocorrência de sintomas psicopatológicos. A amostra incluiu 252 participantes (126 alunos do ensino fundamental e 126 pais/responsáveis). Utilizaram-se os instrumentos questionário sociodemográfico, Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia (RASA), Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Child Behavior Checklist. A análise de correlação demonstrou que as subescalas do RASA relacionaram-se com as subescalas da EAVAP-EF. A análise de cluster identificou dois perfis: 1) pontuações altas no RASA e na EAVAP-EF e 2) pontuações baixas nos mesmos instrumentos, o qual demonstrou maior ocorrência de sintomas psicopatológicos. Compreender como essas variáveis se relacionam em estudantes do ensino fundamental contribui para a promoção de intervenções mais precoces e centradas no rendimento acadêmico e na motivação para a aprendizagem.

Palavras-chave : cognição; metacognição; educação básica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License