SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Sobrecarga e Satisfação com Curso: há Efeito Indireto de Fatores Emocionais dos Universitários?Construção e Evidências de Validade de uma Escala de Competências Socioemocionais para Universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes  e  CARDOSO, Hugo Ferrari. O suporte Laboral e os Estressores Ocupacionais Influenciam o Burnout em Professores?. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 435-444. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.21998.05.

Esta pesquisa avaliou a relação entre percepção de suporte laboral, estressores ocupacionais e burnout em uma amostra de 102 professores, testando um modelo baseado em equações estruturais. A Escala de Suporte Laboral (ESUL), Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT) e Escala Brasileira de Burnout (EBB) foram aplicadas. Dos resultados, a EBB correlacionou positiva e moderadamente com EVENT, e negativamente e de magnitude fraca com ESUL. EVENT e ESUL correlacionaram negativamente e com magnitude fraca. Pelo modelo de path analysis, estressores no trabalho mediaram a relação entre suporte laboral e burnout. A dimensão interação social (ESUL) prediz o clima e funcionamento organizacional (EVENT), que, por sua vez, impacta diretamente na exaustão emocional/frustração profissional e despersonalização/distanciamento (EBB). O estudo demonstra a importância de se investigar os referidos construtos no contexto escolar, visando tanto o planejamento de intervenções quanto a diminuição dos estressores e indicadores de burnout.

Palavras-chave : professores; suporte organizacional; estressores ocupacionais; burnout.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License