SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Construção e Evidências de Validade de uma Escala de Competências Socioemocionais para UniversitáriosEscala de Estratégias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: Ensinos Médio e Universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

INACIO, Amanda Lays Monteiro; SCHELINI, Patrícia Waltz  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Avaliação da Motivação para Aprender com Base na Teoria da Autodeterminação. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 455-462. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.21950.07.

O presente estudo buscou estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e estimativa de precisão da versão adaptada do Continuum de motivação, por meio de uma análise fatorial confirmatória (AFC). Participaram 391 alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio (M = 17,6; DP = 2,7), ambos os sexos, provenientes de duas instituições do estado do Paraná. Os resultados da AFC indicaram a presença dos cinco fatores do Continuum, todos com a mesma quantidade de itens. Os índices de consistência interna foram considerados aceitáveis e o instrumento apresentou bons índices de ajuste. Foram encontradas correlações positivas e negativas entre os fatores, significativas e com magnitude variando de pequena a grande. Por fim, os estudantes mostraram-se mais motivados extrinsecamente por regulação identificada. Os resultados evidenciam importantes avanços no que concerne a medidas com bons indicadores psicométricos para avaliação do construto motivacional, haja vista sua contribuição para a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave : aprendizagem; evidências de validade; motivação; psicometria; teoria da autodeterminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License