SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Avaliação da Motivação para Aprender com Base na Teoria da AutodeterminaçãoIndecisão e Maturidade Vocacional, Autoeficácia e Personalidade em Adolescentes Com e Sem Superdotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BELUCE, Andrea Carvalho; OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely  e  BZUNECK, José Aloyseo. Escala de Estratégias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: Ensinos Médio e Universitário. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 463-474. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.21951.08.

Identificar as estratégias que favorecem os alunos a estudarem com o uso das tecnologias digitais é um dos grandes desafios desta sociedade atual. Este estudo buscou evidências de validade da estrutura interna dos itens de um instrumento para mensurar as estratégias de aprendizagem empregadas pelos alunos quando estudam utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Para tanto, elaborou-se a Escala de Estratégias de Aprendizagem com o Uso das TDIC (EEA-TDIC) para os estudantes dos ensinos médio e superior. Participaram desta pesquisa 822 alunos. As três dimensões do instrumento, estruturadas após análise fatorial exploratória, confirmaram-se nos resultados alcançados com a análise confirmatória. As propriedades psicométricas da EEA-TDIC foram evidenciadas, estabelecendo a escala como medida válida e confiável. Acredita-se que a escala será útil para avaliação e diagnóstico psicoeducacional de forma a orientar ações formativas no contexto educativo.

Palavras-chave : estratégias de aprendizagem; tecnologia da informação e comunicação; escala de avaliação; ensino médio; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License