SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Learning Strategies and Digital Technologies Scale: High School and University TeachingSocial Networks, the Internet, and risks: Portuguese parents' perception of online grooming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SILVA, Vera Alice Pereira et al. Indecisão e Maturidade Vocacional, Autoeficácia e Personalidade em Adolescentes Com e Sem Superdotação. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 475-485. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.21963.09.

O objetivo deste estudo foi comparar as características sociodemográficas, nível de indecisão vocacional (EIV), autoeficácia geral percebida (EAGP), personalidade (BFP) e maturidade para a escolha profissional (EMEP) de adolescentes com e sem superdotação. A amostra foi composta por 31 adolescentes com idade média de 16,29 anos (DP = 1,21), 12 com superdotação e 19 sem superdotação. Os superdotados foram recrutados em um Núcleo Estadual de Altas Habilidades/Superdotação e os sem superdotação em uma escola particular. Os dois grupos de adolescentes responderam os mesmos instrumentos: ficha de dados sociodemográficos, EMEP, EIV, BFP e EAGP. Os sem superdotação apresentaram menores níveis de autoeficácia (EAGP) e maiores níveis de neuroticismo (BFP) e responsabilidade (EMEP). Já os adolescentes com superdotação obtiveram maiores níveis de realização (BFP), autoeficácia (EAGP), determinação (EMEP), extroversão e abertura (BFP) e autoconhecimento (EMEP). Os resultados contribuem para que orientadores profissionais e de carreira desenhem intervenções mais assertivas para adolescentes superdotados.

Keywords : autoeficácia; educação vocacional; personalidade; avaliação; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License