SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Indecisión y Madurez Vocacional, Autoeficacia y Personalidad en Adolescentes Superdotados y No SuperdotadosLa Retroalimentación Correctiva Marca la Diferencia en Preadolescentes con TDAH: Un Estudio Piloto Sobre Tareas Cognitivas Básicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SANI, Ana Isabel; VIEIRA, Ana Paula  y  DINIS, Maria Alzira Pimenta. As Redes, a Internet e os Riscos: Perceções de Pais Portugueses sobre o Online Grooming. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 486-494. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.22001.10.

O artigo apresenta um estudo quantitativo exploratório e descritivo, envolvendo 560 pais portugueses que tinham filhos em idade escolar entre 6 e 17 anos. A recolha de dados foi feita por meio de um inquérito por questionário, disponibilizado online, focado no uso das redes, da internet e no risco do online grooming. Os resultados mostraram que cerca de metade dos participantes não conhecia o termo "online grooming". Depois de definir o fenómeno, cerca de 97% dos participantes consideram-no muito grave. Para prevenir, 52% dos participantes disseram conversar com seus filhos sobre os riscos online e tomar precauções para reduzir a vulnerabilidade das crianças. Cerca de 89% dos entrevistados disseram saber onde denunciar crimes cibernéticos. O estudo visa contribuir para uma maior conscientização dos riscos associados à internet, envolvendo pais e cuidadores na prevenção de situações de vitimação de crianças e adolescentes.

Palabras clave : crianças e adolescentes; pais portugueses; online grooming; prevenção; internet e risco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License