SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4As Redes, a Internet e os Riscos: Perceções de Pais Portugueses sobre o Online GroomingCompreensão e Desempenho em Leitura e Produção de Texto em Universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MORET-TATAY, Carmen  e  INIESTA-CRISTOBAL, Edurne. Feedback Corretivo em Pré-Adolescentes com TDAH: Um Estudo Piloto em Tarefas Cognitivas Básicas. Aval. psicol. [online]. 2021, vol.20, n.4, pp. 495-501. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2004.21974.11.

Pré-adolescentes com TDAH podem se beneficiar com feedback corretivo durante uma tarefa. Para examinar esses efeitos, selecionou-se uma amostra de pré-adolescentes dividida em dois grupos: um controle e um experimental com TDAH. Os participantes realizaram uma tarefa de tomada de decisão com e sem feedback corretivo. Dois procedimentos de análise foram realizados: o teste t de Student e um modelo gaussiano. Os tempos de reação foram menores para o grupo que recebeu o feedback corretivo, bem como para o grupo de adolescentes com TDAH. A diferença no feedback atingiu o nível estatístico ou se aproximou dele, porém a diferença entre o grupo controle e de pré-adolescentes com TDAH não atingiu a significância estatística (exceto para a precisão na condição feedback). Quanto à análise de distribuição de componentes, o parâmetro τ foi muito inferior para a condição de feedback e para o grupo controle.

Palavras-chave : TDAH; retroalimentação corretiva; distribuição de componentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License