SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Propriedades Psicométricas da escala Portuguesa de Self-Monitoring: Uma versão reduzida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LEITE, Soniárlei Vieira  e  FRANCA, Lucia Helena de Freitas Pinho. Apoio social percebido por estudantes universitários mais velhos comparados aos mais jovens. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.1, pp. 1-12. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2101.20034.01.

Este estudo foi realizado com 326 universitários (126 idosos e 200 jovens) em 13 universidades do Estado do Rio de Janeiro. Objetivou compreender a importância que os estudantes universitários mais velhos e mais jovens atribuíam ao apoio social, identificando as diferenças e semelhanças entre eles. Estes participantes preencheram um questionário que incluiu a Escala de Suporte Social (MOS-SSS), usando o método Exploratory Graph Analysis (EGA) para demonstrar a dimensionalidade dessa escala nesses grupos. Os resultados demonstraram que a promoção do apoio social na rede de idosos pode ajudar a melhorar suas práticas funcionais e educacionais e o desenvolvimento geral. Esse conhecimento enfatiza e consolida o papel da universidade na educação gerontológica. Este estudo demonstrou que o apoio social é importante para as duas faixas etárias, embora as dimensões afetivas e materiais sejam predominantes em relação aos idosos.

Palavras-chave : Apoio social percebido; estudantes universitários; mais jovens e mais velhos; diferenças e semelhanças; escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License