SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Evidências adicionais de validade da versão brasileira do Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ-2)Revisão sistemática de instrumentos de atitudes em relação aos idosos e ao envelhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CASIRAGHI, Bruna; ALMEIDA, Leandro S.  e  BORUCHOVITCH, Evely. Sucesso acadêmico e variáveis inerentes: Contributos para a validação de instrumentos. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.1, pp. 52-63. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2101.19872.06.

O Ensino Superior (ES) possui grande importância socioeconômica na contemporaneidade, sendo indispensável avaliar seus processos e impactos. A qualidade do ES está relacionada a capacidade de reter os estudantes e assegurar a conclusão do curso, o que se associa a variáveis institucionais e pessoais. Dentre as variáveis individuais, a autoeficácia, as estratégias de estudo e a motivação para aprender são constructos centrais. Este trabalho objetivou a reavaliação das caraterísticas psicométricas, por meio da análise fatorial confirmatória, de três instrumentos: Escala de Autoeficácia para a Aprendizagem, Escala de Motivação para Aprender de Universitários e Escala de Estratégias de Aprendizagem para o Estudante Universitário. Participaram 264 estudantes de ambos o sexo, de diferentes anos de formação e de cursos das três áreas de conhecimento: humanas, saúde e exatas. O estudo reafirmou a validade e a precisão dos instrumentos, que avaliam variáveis relevantes do processo de aprendizagem e sucesso acadêmico no ES.

Palavras-chave : ensino superior; sucesso acadêmico; autoeficácia; estratégias de aprendizagem; motivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License