SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Academic success and inherent variables: Contributions to instrument validationAssessment of Sadistic Personality (ASP): evidências de validade no contexto brasileiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SILVA, Angélica Maria de Sousa; SOUZA, Luana Elayne Cunha de  and  AIRES, Lucas Cardoso. Revisão sistemática de instrumentos de atitudes em relação aos idosos e ao envelhecimento. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.1, pp. 64-73. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2101.20074.07.

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar e caracterizar os estudos e instrumentos disponíveis nas bases de dados Scielo, PePsic, Lilacs e PsycArticles, que avaliam as atitudes em relação aos idosos e ao envelhecimento. Foram utilizadas 42 combinações entre os seguintes descritores nos idiomas português, inglês e espanhol: "idosos OR velhice AND preconceito, atitude, discriminação, ageismo, estigma, idadismo e escala". Foram selecionados para análise 31 artigos sendo identificados 18 instrumentos. Os resultados evidenciaram que o interesse dos estudos sobre as atitudes em relação aos idosos e ao envelhecimento se concentram entre os anos de 2015 e 2019, com predomínio da análise da dimensão cognitiva da atitude. Essa temática vem sendo estudada de forma interdisciplinar. Recomenda-se o desenvolvimento de instrumentos que avaliem os demais aspectos das atitudes, além do cognitivo, bem como as experiências de discriminação sofridas por idosos e outros grupos etários.

Keywords : ageísmo; velhice; medidas; revisão sistemática; ageísmo; velhice; medidas; revisão sistemática.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License