SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Assessment of Sadistic Personality (ASP): evidências de validade no contexto brasileiroDeveloping and validation the Portuguese Version of the Friends and Family Interview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

GURGEL, Léia Gonçalves et al. TIDE: Evidências de validade baseadas em critérios externos. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.1, pp. 84-92. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2101.20480.09.

Objetivou-se buscar evidências de validade baseadas em critérios externos do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita - TIDE, em relação à ortografia e cognição. Participaram 304 alunos, entre 10 e 17 anos. Foram utilizados o TIDE, o instrumento Ditado Balanceado de Moojen e os subtestes: "Dígitos, Informação, Compreensão e Vocabulário" do WISC III. Em relação ao critério ortográfico, o módulo pré-teste esteve negativamente associado aos erros do Ditado, com exceção dos erros relacionados a irregularidades da língua. O módulo instrucional correlacionou-se de forma significativa negativa com os três tipos de erro do ditado. Em relação aos aspectos cognitivos, o módulo pré-teste não esteve associado. O módulo instrucional correlacionou-se com os quatro subtestes do WISC-III, demonstrando relação com aspectos cognitivos, memória, atenção, julgamento e o conhecimento lexical dos sujeitos.

Keywords : validade do teste; psicometria; aprendizagem; escrita; adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License