SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Assessment of Sadistic Personality (ASP): evidencia de validez en el contexto brasileñoDesarrollo y Validación de la Versión Portuguesa de la Friends and Family Interview índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

GURGEL, Léia Gonçalves et al. TIDE: Evidências de validade baseadas em critérios externos. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.1, pp. 84-92. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2101.20480.09.

Objetivou-se buscar evidências de validade baseadas em critérios externos do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita - TIDE, em relação à ortografia e cognição. Participaram 304 alunos, entre 10 e 17 anos. Foram utilizados o TIDE, o instrumento Ditado Balanceado de Moojen e os subtestes: "Dígitos, Informação, Compreensão e Vocabulário" do WISC III. Em relação ao critério ortográfico, o módulo pré-teste esteve negativamente associado aos erros do Ditado, com exceção dos erros relacionados a irregularidades da língua. O módulo instrucional correlacionou-se de forma significativa negativa com os três tipos de erro do ditado. Em relação aos aspectos cognitivos, o módulo pré-teste não esteve associado. O módulo instrucional correlacionou-se com os quatro subtestes do WISC-III, demonstrando relação com aspectos cognitivos, memória, atenção, julgamento e o conhecimento lexical dos sujeitos.

Palabras clave : validade do teste; psicometria; aprendizagem; escrita; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License