SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Análise Psicométrica de Versões Curtas do Big Five Inventory em Universitários MexicanosPropriedades Psicométricas da Frost Multidimensional Perfectionism Scale para Adultos Brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MACHADO, Flavia Amaral et al. Construção e Validação de Bateria Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil (TDI). Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.2, pp. 150-162. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2102.20784.03.

O estudo objetivou apresentar a construção da Bateria Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil (TDI) e suas evidências de validade de conteúdo. A elaboração do TDI seguiu as recomendações internacionais com cinco etapas: definição da fundamentação teórica, construção da versão preliminar do instrumento, análise dos itens por juízes especialistas, análise semântica pela população-alvo e estudo piloto. Para o embasamento da construção dos itens, realizou-se revisão de literatura sobre o desenvolvimento infantil na fase de escolarização inicial, considerando os construtos envolvidos na prontidão escolar, incluindo artigos, instrumentos existentes, livros e manuais. As áreas selecionadas foram linguagem, funções executivas e habilidades motoras. Na versão preliminar, 110 itens foram elaborados. Após a realização das três últimas etapas, a versão final totalizou 81 itens, destinados à avaliação de crianças entre 6 e 8 anos de idade. A TDI apresentou evidências de validade de conteúdo, sendo de relevância nas áreas da saúde e educação brasileira.

Palavras-chave : psicometria; estudos de validação; linguagem infantil; função executiva; habilidades motoras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License