SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Construção e Validação de Bateria Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil (TDI)Adaptação e Evidências de Validade da Escala de Mindsets da Sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MANSUR-ALVES, Marcela et al. Propriedades Psicométricas da Frost Multidimensional Perfectionism Scale para Adultos BrasileirosPropiedades psicométricas da Frost Multidimensional Perfectionism Scale para adultos brasileños. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.2, pp. 163-174. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2102.18646.04.

O objetivo do presente estudo foi investigar a estrutura interna da Frost Multidimensional Perfectionism Scale (FMPS) para adultos brasileiros, além de averiguar também a sua confiabilidade e estabilidade temporal. Participaram 1.222 indivíduos, com média de idade 26,57 anos (dp = 9,03), sendo que 618 participaram presencialmente e 604 por meio de coleta online. A escala foi reaplicada em 10% da amostra do grupo presencial para avaliar estabilidade temporal. Os resultados da análise fatorial confirmatória apontam que o modelo de seis dimensões, conforme proposta original dos autores da escala, apresentou os melhores índices de ajuste. A estrutura interna avaliada para os dois formatos de aplicação apresentou invariância estrutural, métrica e de configuração limítrofe, apontando para necessidade de ser mais bem investigada em estudos futuros. Tanto os índices de consistência interna quanto a estabilidade temporal são satisfatórios e corroboram os demais achados da literatura com a escala para outros idiomas. Conclui-se que a FMPS possui adequada validade de estrutura interna e confiabilidade para uso no Brasil.

Palavras-chave : perfeccionismo; validade; confiabilidade; invariância; propriedades psicométricas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License