SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adaptação da Escala de Crenças sobre Punições Físicas para o Contexto BrasileiroProposição de Objetivos de Aprendizagem para uma Disciplina Introdutória de Avaliação Psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SOUZA, Gustavo Henrique Silva de; COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda  e  ESTEVES, Germano Gabriel Lima. Construção e Evidências de Validade do Inventário de Comportamentos do Jeitinho (ICJ). Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.2, pp. 208-214. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2102.18942.08.

O "jeitinho brasileiro" tem sido conceituado como um comportamento inteligente desenvolvido para a resolução de problemas cotidianos. Desde então, esforços para compreensão desse fenômeno vêm ressaltando a dificuldade de sua mensuração. Assim, este estudo teve por objetivo construir uma medida que avalie e mapeia os comportamentos relacionados a esse construto: o Inventário de Comportamentos do Jeitinho (ICJ). Foram desenvolvidos dois estudos visando operacionalizar e construir os itens do instrumento (Estudo 1) e aferir evidências de validade fatorial e consistência interna em uma pesquisa com 203 participantes (Estudo 2). O instrumento apresenta validade fatorial e consistência interna, compondo-se por 30 itens subdivididos em dois fatores: Vantagens ilegais e antissociais (fator 1) e Eficiência através da informalidade (fator 2). Este estudo fornece uma ferramenta empírica complementar sob uma perspectiva específica para os comportamentos do "jeitinho brasileiro".

Palavras-chave : jeitinho brasileiro; psicologia transcultural; cultura brasileira; validade; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License