SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Evidências de Validade do Teste Neuropsicológico para Avaliação do Binding Visuoespacial: Um Teste de Memória OperacionalTríade Sombria Baseada em um Modelo de Virtudes da Psicologia Positiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VIEIRA, Amanda Ferreira; NUNES, Maiana Farias Olivera  e  PIRES, Jeferson Gervasio. Adaptação e Validação da Planned Happenstance Career Inventory (PHCI) para Universitários Brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.2, pp. 236-245. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2102.20406.11.

A Happenstance Learning Theory é um modelo teórico que pretende explicar as diferentes trajetórias de vida das pessoas a partir dos eventos não planejados, focando-se na imprevisibilidade do desenvolvimento de carreira. Pressupõe-se que é possível se planejar para o acaso, avaliando-se as competências para tal por meio de cinco dimensões: Otimismo, Flexibilidade, Curiosidade, Persistência e Assumir riscos. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de tradução e adaptação da escala PHCI para o Brasil, bem como uma análise fatorial exploratória, análise confirmatória e consistência interna da escala. A escala foi aplicada online em 511 estudantes universitários. O conjunto de resultados da análise da estrutura interna aponta para uma estrutura de quatro fatores, diferente da proposta original da escala, unindo Persistência e Assumir riscos em uma única dimensão, com precisão variando entre 0,59 e 0,80. Discute-se a configuração dos fatores na amostra brasileira e possíveis diferenças culturais nos resultados.

Palavras-chave : evidências de validade; avaliação psicológica; desenvolvimento profissional; orientação vocacional; acaso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License