SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Desenvolvimento e propriedades psicométricas do Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento - versão para crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SOARES, Ana Karla Silva; GOEDERT, Maria Celina Ferreira  e  MARIANO, Tailson Evangelista. Escala de Comportamento em Jogo - Eletrônico (ECJ-E): Elaboração e evidências psicométricas. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.3, pp. 251-260. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.22078.01.

Apesar do avanço da prática do esporte eletrônico a nível global e da necessidade de mensurar comportamentos neste contexto, são escassos na literatura instrumentos para este fim. Assim, o presente estudo objetivou elaborar e validar a Escala de Comportamento em Jogo - Eletrônico (ECJ-E) em uma amostra brasileira. No Estudo 1 (N=409) uma análise fatorial exploratória suportou a adequação de uma solução bifatorial (comportamento individual e coletivo). No Estudo 2 (N=373), utilizou-se de análise fatorial confirmatoria, da Teoria de Resposta ao Item (para avaliar os níveis de discriminação e dificuldade) e da análise fatorial gráfica para testar a versão do estudo anterior e propor uma forma curta da ECJ-E. Os resultados sugerem que tanto a forma completa (31 itens) quanto a curta (10 itens) da ECJ-E fornecem evidências psicométricas (validade fatorial e consistência interna) de adequação da medida para avaliar o comportamento individual e coletivo em jogo - eletrônico.

Palavras-chave : comportamento; esporte eletrônico; jogadores; análise fatorial; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License