SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Psychometric properties of the Doolitle and Faul Civic Engagement scale (2013) in a Portuguese sampleAttitudes regarding non-equitable gender standards: psychometric properties of the short version of a gender equitable men subscale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

FERNANDES, Grazielli et al. Estudo-piloto de validação do instrumento Cartoon Test no contexto brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.3, pp. 302-310. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.20973.06.

O Cartoon Test é um instrumento que analisa a percepção de crianças e adolescentes acerca do significado de bullying por meio de cenas de interação entre pares no ambiente escolar. Este estudo qualitativo exploratório constitui a segunda etapa de validação do instrumento no Brasil, com os objetivos de verificar se os participantes compreendem as imagens e legendas dos cartoons e que palavras são utilizadas para descrever os comportamentos inadequados. Foram realizados oito grupos focais, com 52 alunos, com idades de oito e 14 anos, de duas cidades do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico, Folha de registro do pesquisador e Cartoon Test. Realizou-se análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que o instrumento foi compreendido pelos participantes e o termo bullying foi o mais utilizado para descrever situações agressivas. Para as crianças, sugere-se a redução no número de cartoons, visando evitar a exaustão.

Keywords : violência escolar; comportamento agressivo; comportamento social; padronização do teste; discriminação racial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License