SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Propriedades Psicométricas de la escala de Civic Engagement de Doolitle y Faul (2013) en una muestra portuguesaActitudes acerca de las nomas de género no equitativos: propiedades psicométricas de la versión corta de una subescala de la gender equitable men índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FERNANDES, Grazielli et al. Estudo-piloto de validação do instrumento Cartoon Test no contexto brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.3, pp. 302-310. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.20973.06.

O Cartoon Test é um instrumento que analisa a percepção de crianças e adolescentes acerca do significado de bullying por meio de cenas de interação entre pares no ambiente escolar. Este estudo qualitativo exploratório constitui a segunda etapa de validação do instrumento no Brasil, com os objetivos de verificar se os participantes compreendem as imagens e legendas dos cartoons e que palavras são utilizadas para descrever os comportamentos inadequados. Foram realizados oito grupos focais, com 52 alunos, com idades de oito e 14 anos, de duas cidades do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico, Folha de registro do pesquisador e Cartoon Test. Realizou-se análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que o instrumento foi compreendido pelos participantes e o termo bullying foi o mais utilizado para descrever situações agressivas. Para as crianças, sugere-se a redução no número de cartoons, visando evitar a exaustão.

Palabras clave : violência escolar; comportamento agressivo; comportamento social; padronização do teste; discriminação racial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License