SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Construindo escalas de autorrelato: O que fazer?Propriedades Psicométricas da Impact of Event Scale no Contexto da COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GONZALEZ-BRACAMONTE, Yaninis  e  ALVARENGA, Marco Antônio Silva. Transtorno de Estresse Pós-traumático e funções executivas em adultos: uma revisão sistemática. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.3, pp. 339-349. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.21908.10.

O Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT) é caracterizado por apresentar sintomas de desconforto e medo diante de situações diretas e/ou imaginadas em relação a experiências que ameaçam a integridade pessoal. As Funções Executivas (FE) são processos responsáveis pela análise de uma situação, tomada de decisão e ações voltadas à resolução de problemas. Sabe-se que o TEPT está associado a prejuízos em diferentes dimensões das FE. Deste modo, o presente estudo investigou a produção científica sobre o tema feita nos últimos 12 anos. Duzentos e três registros foram identificados e 18 deles cumpriram os critérios de inclusão. A avaliação das pesquisas incluídas nesta revisão apontou o comprometimento das funções executivas e a reabilitação neuropsicológica mostrou-se eficiente como estratégia de intervenção para adultos diagnosticados com TEPT. A ausência de informações sobre a intensidade dos sintomas presentes no TEPT foi uma limitação comum aos estudos encontrados nesta pesquisa.

Palavras-chave : estresse pós-traumático; funções executivas; adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License